Setor de fidelidade chega a R$ 5,67 bilhões
Indicadores da Abemf apontam para o crescimento da atividade no Brasil em 2016
11 Maio 2017  |  15:58h
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Roberto Medeiros
O número de cadastros em programas de fidelidade, no quarto trimestre de 2016 (4T16), alcançou 89,6 milhões, o que representa aumento de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, Abemf. O indicador refere-se a seis das empresas associadas à entidade, Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul. Analisando apenas o 4T16, o faturamento total das empresas associadas foi de R$ 1,51 bilhão, crescimento de 8,4% em relação aos três meses anteriores. No acumulado do ano, foram R$ 5,67 bilhões.

Ainda nos últimos três meses, foram emitidos 53,8 bilhões de pontos/milhas e resgatados 43,5 bilhões. Na comparação com o trimestre anterior, os indicadores de acúmulo e resgate cresceram, respectivamente, 6,7% e 10,3%. Ao longo de todo ano de 2016, a emissão de pontos/milhas somou 197,1 bilhões, já o resgate chegou a 158,2 bilhões. Na comparação com 2015, houve um crescimento de aproximadamente 9,3% no volume dos pontos resgatados, mantendo-se no mesmo patamar o volume dos pontos emitidos e um crescimento de aproximadamente 2% no faturamento bruto de pontos.

Para o presidente da Abemf, Roberto Medeiros, o mercado de fidelidade ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. "Temos vários desafios, mas o principal deles envolve a adesão de cada vez mais participantes, fato que vem ocorrendo pelo crescimento do volume de cadastros nos programas demonstrado por nossos indicadores. A penetração dos programas ainda é baixa no país, por isso, investimos constantemente em divulgação, tecnologia e parcerias, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência ao cliente", afirma. "Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas passem a utilizar os programas de fidelidade, acumulando e resgatando pontos/milhas. O resgate de produtos e serviços é a melhor forma do participante enxergar valor neste tipo de programa, o que possibilita o desenvolvimento de todo o mercado", conclui.

PERFIL DOS CONSUMIDORES
A análise do perfil dos participantes de programas de fidelidade indica uma maioria de homens, com 51% do total. Entre todos os participantes, a maior parte (38%) está na faixa de idade entre 26 e 40 anos. Os que possuem entre 41 e 60 anos são 35%, 15% acima dos 60 anos e 12% entre 14 e 25 anos.
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