Tradição de mãos dadas com a inovação
Schneider Electric recebe o troféu Empresa +Digital na categoria Setor Indústria
14 Setembro 2018  |  15:29h
A - A +
Data:
Cidade:
Muitas vezes, quando se pensa em tradição, logo se exclui a ideia de inovação. Mas uma coisa não anula. Uma empresa pode muito bem estar no mercado há anos e ainda assim ter uma estratégia digital, como no caso da Schneider Electric. Tanto que foi a vencedora do troféu Empresa +Digital, na categoria Setor Indústria. A premiação, organizada pela +Digital Institute, reconhece as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios impostos pelo mundo digital.

Há 70 anos no Brasil, a multinacional francesa foi fundada no século 19 durante a primeira revolução industrial. São mais de 180 anos de história nos setores de distribuição elétrica e automação. No entanto, ela está longe de ficar de fora da transformação do mercado. A empresa vem participando da revolução digital em diversas frentes: produzindo novas soluções com IoT (internet das coisas), investindo em novos formatos de venda e adequando as próprias ferramentas e rotinas de trabalho a novas práticas. Um dos carros-chefe do salto digital é o sistema EcoStruxure, plataforma compatível com IoT disponível para indústrias, infraestrutura, data centers, edifícios e residências.

Se, de um lado, é possível conduzir essa inovação instalando sistemas e estruturas "do zero", de outro, é preciso pensar em soluções para conectar equipamentos com décadas de atividade. No setor de distribuição elétrica, por exemplo, existem painéis com 40 ou 50 anos de funcionamento e não é viável nem sustentável simplesmente jogar o painel no lixo e trocar por um novo. Assim, foi preciso desenvolver pequenos sensores que, acoplados ao equipamento mais antigo, conseguem coletar e transmitir dados para interfaces digitais de análise. Outras soluções desenvolvidas pela empresa vencedora do prêmio incluem gestão remota de maquinários - que permite a operação de um determinado equipamento a partir de outro país ou continente - e algoritmos de inteligência artificial capazes de avaliar dados históricos de dispositivos e otimizar seu funcionamento.
Fonte:
Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.

Enviar Comentário