Via Varejo adota realidade virtual
Cliente pode simular ambientes inserindo móveis do catálogo em diferentes cores e texturas
8 Fevereiro 2018  |  15:05h
A - A +
Data:
Cidade:
Boris Leite
Muito além dos games e visitas a museus, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual hoje são uma estratégia de mercado, até para atender um desejo do consumidor de vivenciar diferentes experiências. De olho nisso, a rede Via Varejo, que reúne as operações on-line e física das marcas Pontofrio e Casas Bahia, apostou nessa tecnologia para auxiliar o consumidor no momento da compra. Nesse início de ano, ela vem implementando em suas lojas dispositivos de realidade virtual com aplicação desenvolvida em parceria pela consultoria Ekantika e pelo Studio Abacate.

Por meio dos óculos de realidade virtual, o cliente pode visualizar todos os produtos do departamento de móveis inseridos em diferentes ambientes, como sala, quarto, cozinha, em todas as diferentes variedades de cores, texturas, inclusive abrindo as gavetas e portas. A solução faz parte da nova estratégia da companhia de otimizar o espaço das lojas, promover eficiência operacional e proporcionar uma experiência única de compra. Tanto que uma série de lojas no modelo smart e digital - espaços mais enxutos, mais interativos -, vão utilizar essa tecnologia, com abertura programada para 2018.

"No modelo tradicional, se o lojista deseja que o cliente visualize um móvel na loja, tem que tê-lo na vitrine, espaço interno ou estoque. E mesmo uma loja física que tenha um grande espaço, não consegue abrigar todas as variedades possíveis do mesmo produto; é justamente nesse contexto que entra a realidade virtual, para promover a experimentação e interação com produtos não estão na loja", conta Boris Leite, sócio-fundador na Ekantika.

Ao todo, para o desenvolvimento da aplicação, foram seis meses de estudos e testes, com 15 profissionais do Studio Abacate envolvidos no desenvolvimento do dispositivo, nos processos de composição das plantas dos ambientes, desenhos dos móveis, produção das cores e texturas e medidas de acordo com o modelo real. A aplicação que será atualizada constantemente, de acordo com as novas ofertas de produtos da loja, tem como base um software de games, que faz uma renderização em tempo real, o que permite uma interação do consumidor com os objetos, além de uma realidade e qualidade gráfica.
Fonte:
Tags:
Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.

Enviar Comentário