Google é a marca mais influente entre brasileiros
Seis primeiras marcas da pesquisa elaborada pela Ipsos são ligadas à tecnologia
13 Abril 2018  |  13:01h
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Marcos Calliari
Google, Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube, Netflix. Essas são as seis marcas mais influentes entre os brasileiros, nessa ordem. Todas ligadas à tecnologia. É o que revela a sexta edição brasileira da pesquisa Ipsos "The Most Influential Brands", que entrevistou 1.000 pessoas por meio de painel online. O ranking com as top 10 inclui ainda duas marcas ligadas a alimentos (Nestlé, 7ª, e Danone, 10ª), uma do setor financeiro (Mastercard, 8ª) e uma única marca nacional (Havaianas, em 9º).

A pesquisa avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. "Influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Eles não poderiam imaginar suas vidas sem elas", comenta Marcos Calliari, CEO da Ipsos.

Para o executivo, conseguir algo assim não é tarefa fácil. "A influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo - desde um produto de consumo rotineiro a uma maneira nova de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém", completa.

O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores. A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência. Em 2017, a performance das dimensões foi: 35% para Liderança & Inovação, 28% Confiança, 17% Presença, 15% Responsabilidade Social e 5% Engajamento. "Em um contexto político instável e com a economia em estágios iniciais de recuperação, Confiança adquire ainda mais relevância crescendo pelo segundo ano consecutivo. Com isso, aproxima-se do principal driver de influência, Liderança e Inovação.", acrescenta Calliari.
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