Um novo jeito de pensar
Natura aposta em startups para seguir transformando negócio e gerar oportunidades de conexões
16 Abril 2018  |  16:45h
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Luciano Abrantes
No atual cenário do mercado, dificilmente alguém sozinho consegue ter todas as respostas para os desafios. Cada vez mais, tem sido importante se unir com outros atores para chegar a soluções que tragam valor ao negócio. Por enxergar dentro dessa perspectiva, a Natura trabalha com inovação aberta há mais de 10 anos e com startups desde 2014, por meio de parcerias pontuais. Porém, em 2016, a companhia optou por formalizar esse tipo de parceria com a criação do Programa Natura Startups. "A Natura acredita que é fundamental se relacionar com o ecossistema de startups, seja para seguir transformando seu negócio e mantê-lo competitivo, seja para estimular o empreendedorismo e gerar oportunidades de conexões", conta Luciano Abrantes, diretor de inovação digital da Natura.

Na visão do executivo, vivemos em um contexto no qual as inovações tecnológicas e de negócios são cada vez mais rápidas e disruptivas. "O contexto está mais complexo e as velhas práticas que construíram as grandes empresas até aqui não funcionam mais. Neste sentido, é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio aprender a fazer as coisas de um jeito diferente, mais ágil, colaborativo e empático." E é aí que, para ele, está a grande contribuição das startups para o mercado: por já nascerem neste contexto digital e complexo, elas iniciam as operações com um novo mindset, mais ajustado às necessidades atuais, o que faz com que elas sejam grandes parceiras para a transformação/virada de chave que as grandes empresas precisam fazer.

O diretor na Natura acredita que as parcerias são uma troca de experiências, conhecimento e aceleração de crescimento muito proveitosa para ambas as partes. "De um lado, a startup pode conviver com executivos de um negócio já consolidado e que obteve uma série de aprendizados nessa jornada, que com certeza podem ser compartilhados com as startups." De outro lado, o executivo destaca que as grandes empresas podem oxigenar as práticas, maneiras de conduzir projetos, acelerar a inovação para manter o negócio competitivo e a atualizar própria cultura. "Ao se relacionar com startups, a grande empresa tem a oportunidade de fomentar uma cultura intraempreendedora, provocando o modelo mental e de trabalho já estabelecido, além de terem a oportunidade de aprender a operar em uma lógica diferente da qual se estabeleceram", reforça.

ESTRATÉGIA AMPLA
No caso do Programa Natura Startups, Abrantes explica que a busca é por viabilizar, colaborar e acelerar oportunidades, por meio de parcerias e geração de negócios, com foco em crescimento, diferenciação e desenvolvimento sustentável. Assim, ele funciona em três frentes. Uma delas é o Portal Natura Startups, onde qualquer startup pode se cadastrar e submeter uma proposta, que será avaliada pelo time de inovação do programa. "Caso haja sinergia com a Natura, segue para a próxima etapa, que é a conexão com as áreas especialistas para possíveis testes." No ano passado, mais de 100 empresas se inscreveram no programa, das quais 14 firmaram contrato para teste-conceito e três se tornaram fornecedoras.

Outra frente é o Natura Pitch, vento demoday que acontece trimestralmente, quando startups do mercado são convidadas a se apresentar para uma banca de líderes Natura (C-level) para terem as propostas analisadas e conectadas com as áreas especialistas caso haja sinergia. "Esse evento busca encontrar as startups mais disruptivas para acelerar a inovação na empresa", comenta. Além disso, a empresa patrocina o movimento 100 Open Startups, possibilitando o acesso a uma grande base de dados acerca das startups, além de atuar como avaliadores delas, dando feedbacks e contribuindo para suas evoluções. "Neste movimento, participamos de eventos buscando encontrar startups que tenham conexão com a empresa e também atuamos como criadores de conteúdo para o ecossistema", acrescenta o diretor.

Como resultados, a empresa conseguiu, em 2017, melhorar processos e acelerar inovações. "Temos observado resultados já interessantes de ações com foco nos clientes." Um  exemplo citado pelo executivo é o bot de recomendação de produtos no Facebook, feito em parceria com a startup Insite, que auxilia o consumidor no momento da compra, facilitando a escolha e trazendo mais agilidade para este processo. "Além disso, grande parte de nossas parcerias incorporadas à operação tiveram como principal proposta de valor a melhoria de processos para trazer mais agilidade e eficiência no dia a dia, sendo um benefício mais indireto para os clientes neste primeiro momento, mas com reflexos ´na ponta´, com serviços mais ágeis e processos mais assertivos", explicita.

AÇÕES INTERNAS
Um ponto visto como fundamental nessa estratégia da Natura, segundo Abrantes, é que o programa é formado por um time multidisciplinar, incluindo representantes de todas as diretorias de inovação existentes: inovação digital, inovação comercial, inovação em operações e logística e inovação de produtos. "Ou seja, é uma frente transversal na empresa, que abrange também as demais áreas, mesmo aquelas que não possuem diretorias de inovação formais. Nossa missão como programa é acelerar a inovação na Natura, atuando como ponto de relacionamento com o ecossistema externo, identificando oportunidades, conectando e servindo de apoio para as startups interagirem com as áreas da Natura." Assim, além disso, a empresa busca capacitar e engajar todos os colaboradores neste novo jeito de inovar, pois acredita que a transformação interna é fundamental para a sustentabilidade do negócio.
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