As aventuras de Kotler no marketing
Autor lança livro em tom autobiográfico e compartilha visões sobre o futuro da atividade
24 Abril 2017  |  17:18h
A - A +
Data:
Cidade:
Com mais de 50 livros publicados, Philip Kotler é nome certo nas bibliografias dos cursos de marketing e de gestão. Em 2013, ele foi convidado para ser colunista da revista japonesa Nikkei e produziu um conteúdo que pela primeira vez tinha contornos autobiográficos. Surgia assim o material do livro "Minhas aventuras em marketing", que chega às livrarias neste mês de abril pela Editora Best Business.

Na publicação, Kotler divide com os leitores histórias sobre sua família simples e de pouca instrução e o início de sua vida acadêmica na área de contabilidade, depois em economia, até ser selecionado para um programa da Fundação Ford para estudar matemática avançada em Harvard. Lá, começou a conviver com professores especializados em marketing e decidiu trocar seu tema de pesquisa de economia do trabalho para economia de mercado.

O autor relembra a produção de seu primeiro livro, "Administração de marketing", e o fato de a obra ter ajudado a legitimar a disciplina e ter fortalecido sua importância como campo de estudo. Enquanto compartilha suas experiências pessoais e profissionais em diversos países, ele fala sobre a evolução do marketing, o surgimento do marketing social, de cidades, de políticos e de instituições religiosas.

Em outros capítulos, aborda o suborno e a corrupção na área, a expansão da responsabilidade social corporativa, os problemas do capitalismo e da pobreza e como o marketing poderia amenizá-los. Analisa, por exemplo, as estratégias do "demarketing", aplicado para ajudar a reduzir a demanda por certos produtos e serviços.

Ao falar sobre o futuro, Philip Kotler estima que daqui a alguns anos as empresas gastarão mais de 50% de seu orçamento com mídia social e digital, visto que, com o advento da internet, elas perderam o controle sobre a construção de suas marcas, cada vez mais moldadas pelos clientes.  Ele acredita também que o marketing está perdendo algumas de suas funções tradicionais para outros departamentos e que é necessário rever as funções do CMO (chief marketing officer).

Ficha Técnica
Título: Minhas aventuras em marketing
Autor: Philip Kotler
Tradução: Claudia Gerpe Duarte
Editora: BestBusiness (Grupo Editorial Record)
Páginas: 256
Preço: R$ 54, 90
Fonte:
Tags:
Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.

Enviar Comentário